“O povo que andava nas trevas viu uma grande luz. Aos que habitavam na região da sombra da morte, uma luz resplandeceu”
(Is 9,2)

cartao natal dommanuel 2022 menor

Meus irmãos e minhas irmãs, nesta noite luminosa, contemplamos alegres e agradecidos o grande mistério do Deus feito homem. O Salvador do mundo veio participar da nossa natureza humana; já não estamos abandonados. A Virgem Maria oferece-nos o seu Filho como princípio de vida nova. Jesus é a Luz do mundo. Quem O segue não anda nas trevas. A verdadeira Luz vem iluminar a nossa existência, muitas vezes encerrada na sombra do pecado e da mentira. O nosso país está envolto nas trevas da corrupção, da mentira e dos confrontos. O povo já está sem esperança.

“O povo que andava nas trevas viu uma grande luz”! (cf. Is 9,2) Nesta ‘noite feliz’, deve cessar todo medo, toda angústia, porque a luz brilhou nas trevas indicando o caminho para Belém: “Lá encontrareis um menino envolvido em faixas e deitado em uma manjedoura” – Pobre entre os pobres. É este o caminho para encontrar Jesus: estar com os pobres. Para que a luz se manifeste entre nós é necessária uma mudança de vida.

Não nos é permitido ficar parados. O Papa Francisco convoca toda a Igreja para vivenciar o Sínodo que tem como caminho “Para uma Igreja sinodal: COMUNHÃO, PARTICIPAÇÃO E MISSÃO”. O Papa nos convida “a viver este Sínodo no espírito da ardente oração que Jesus dirigiu ao Pai: Para que todos sejam um. É a isto que somos chamados: à unidade, à comunhão, à fraternidade que nasce de nos sentirmos abraçados pelo único amor de Deus”. O Menino Deus está no presépio, de braços abertos, para acolher a todos nós. Veio como uma indefesa criança para que ninguém tenha medo de se aproximar.

Vamos ao encontro de Jesus envolto em faixas na pessoa de nossos irmãos sofridos, abandonados, sem esperança. “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz aos homens por Ele amados”: é essa alegria, essa paz que devemos anunciar a todos que nos rodeiam.

Deixo aqui meus cumprimentos a todos os diocesanos e diocesanas, com os votos de Santo e festivo Natal e que 2022 seja um Ano Novo iluminado, cheio de graças e de realizações a serviço de Jesus Cristo e dos irmãos, especialmente dos mais pobres e sofridos.

Dom Manuel Parrado Carral
Bispo Diocesano de São Miguel Paulista

* Baixe aqui o CARTÃO DE NATAL e o envie aos irmãos e irmãs de nossas paróquias e comunidades.