IMG 20201019 WA0043

FORMAR PARA MELHOR SERVIR
"Estejam preparados para dar razões da vossa fé" (1Pd 3,15)

O Instituto de Teologia São Miguel foi fundado no dia 2 de agosto de 1986, como um órgão de formação da Diocese de São Miguel Paulista, e tem por objetivo: proporcionar a formação teológica aos leigos engajados nas paróquias e comunidades e nas diversas equipes pastorais diocesanas. Essa formação visa contribuir para uma participação mais eficaz na evangelização: formar o Povo de Deus e participar da construção de uma sociedade justa e solidária. Nesse sentido, o curso livre em Teologia oferece o conhecimento teológico do ser e do agir cristão.

O curso do nosso Instituto não é de graduação ou profissionalizante; é um curso pastoral, que acontece sempre de terça à quinta-feira, das 20h às 21h30, nas dependências do próprio Instituto, por um periodo de três anos. Ao longo dos anos, os alunos estudam as seguintes disciplinas:

PRIMEIRO ANO

- Missiologia
- Teologia Moral

INSTITUTO

Atualmente, o diretor do nosso Instituto é o Prof. Dr. Pe. Cláudio Francisco de Oliveira, que também leciona as disciplinas bíblicas. Compõem o corpo docente a Silvana De Angelis, também secretária da instituição; o Diácono Permanente Elton Santana, da Diocese de Mogi das Cruzes; e diversos padres da Diocese de São Miguel Paulista: Diego Nascimento Silva, Eduardo Nery Nunes, José João da Silva, Luiz Fernando, Roberto Vieira, Rodrigo Floco Porto e Tiago Cosmo da S. Dias.

As turmas novas se iniciam sempre no mês de fevereiro de cada ano.

Para se inscrever, tirar dúvidas ou obter mais informações, fale diretamente com o Instituto. O atendimento é sempre de segunda à quinta-feira, das 15h às 21h.

FB IMG 1603811168888

(recordação da aula inaugural ocorrida no dia 12 de fevereiro de 2020, ministrada pelo bispo emérito da Diocese de Mogi das Cruzes, Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem)

Instituto de Teologia São Miguel
Praça Pe. Aleixo Monteiro Mafra, 11 - Fundos
São Miguel Paulista
Tel.: 2031-5107

Obs.: Neste ano de 2020, obedecendo às normas dos órgãos sanitários, o curso está seguindo na modalidade remota, via Google Meet. Para 2021, ainda não está definido, mas as inscrições já estão abertas. O curso segue sempre de modo presencial.