Diocese de São Miguel Paulista Diocese de São Miguel Paulista
  • Diocese
    • Histórico
    • Informações Gerais
    • Governo Diocesano
  • Paróquias
    • Lista de Paróquias
    • Região Episcopal
    • Data de Criação
  • Nossos bispos
  • Jornal Voz Diocesana
  • Notícias

Catequese do Papa

Diocese de São Miguel Paulista Diocese de São Miguel Paulista
  • Diocese
    • Histórico
    • Informações Gerais
    • Governo Diocesano
  • Paróquias
    • Lista de Paróquias
    • Região Episcopal
    • Data de Criação
  • Nossos bispos
  • Jornal Voz Diocesana
  • Notícias
  1. Você está aqui:  
  2. Página Principal
  3. Mensagem do Bispo
  4. Arquivo 2015
  5. Agosto mês das vocações

Agosto mês das vocações

A vocação cristã só pode nascer dentro de uma experiência de Deus que é Amor

A Igreja no Brasil, em sua prática pastoral e vida de piedade, tem alguns meses temáticos como: maio, mês mariano; junho mês do Sagrado Coração de Jesus; setembro mês da Bíblia. Em 1973 o mês de agosto foi estabelecido como mês vocacional enfocando principalmente a vocação sacerdotal e religiosa. Com os anos, a palavra Vocação passou a ter um significado mais amplo e, quando da realização do primeiro Congresso Vocacional promovido pela CNBB no ano de 1999, Vocação era entendida como um chamado de Deus dirigido a todos e a cada um. “De fato, a vocação cristã é, antes de mais nada, uma chamada de amor que atrai e reenvia para além de si mesmo, descentraliza a pessoa, provoca um êxodo permanente do eu fechado em si mesmo para a sua libertação no dom de si e, precisamente dessa forma, para o reencontro de si mesmo, mais ainda para a descoberta de Deus”, afirma o Papa Francisco em sua mensagem pelo Dia Mundial de oração pelas vocações deste ano, citando Bento XVI em Deus caritas est.

De início vamos esclarecer um equívoco: às vezes confundimos vocação com profissão. Vocação é um estado de vida, vivenciado nas 24 horas de cada dia, na gratuidade em vista da construção do Reino de Deus. À profissão se dedica algumas horas do dia em vista de uma remuneração para o sustento. No entanto, é preciso reconhecer que muitos fazem de sua profissão um verdadeiro sacerdócio, uma vocação de entrega total ao serviço do irmão.

A primeira vocação, o primeiro chamado é à Vida. Independente das circunstâncias de nosso nascimento, Deus quis que você, que eu existíssemos – Ele nos chamou à vida. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus e como acreditamos no Deus-Trino, nossa fé nos remete à vivência comunitária no amor: Deus é Amor e aquele que vive no amor vive em Deus e Deus vive nele (1 Jo 4,16).

A vocação fundamental de filhos e filhas de Deus pode ser vivenciada de várias maneiras, é o que chamamos de vocações específicas: o leigo no mundo, a vida matrimonial, a vida religiosa, o sacerdote diocesano. Os leigos, solteiros ou casados são chamados a serem sinais de Cristo e do Evangelho: são homens e mulheres que pautando suas atitudes nos ensinamentos da Igreja, atuando à luz da fé e da Palavra de Deus, impulsionados pelo Amor, levam o espírito do evangelho a todas as realidades do mundo onde os religiosos e os padres não podem chegar.

Vocação à vida matrimonial onde um homem e uma mulher são chamados a construir uma comunidade de vida e amor perpetuando no mundo a obra criadora de Deus: “sêde fecundos e multiplicai-vos (Gn 1,28). Fundamentado sobre a rocha firme que é Jesus Cristo, o matrimônio cristão é indissolúvel, porque a aliança de Deus conosco é eterna.

A vocação religiosa e do sacerdote diocesano é um chamado especial de Deus para viverem a radicalidade do compromisso batismal em vista do serviço ao Povo de Deus. São pessoas que se sentem chamadas a se unirem mais intimamente ao Cristo e a sua missão evangelizadora: são chamados a serem no meio do povo de Deus a presença de Jesus servidor: “Eu vim para servir”(Mc 10,45).

Neste mês vocacional, quero recomendar a todos que coloquem em prática a primeira prioridade de nosso 6º plano diocesano de pastoral: a visitação missionária. A vocação missionária é um chamado de Deus que está presente em todas as vocações específicas: todo cristão deve ser missionário seja ele leigo solteiro ou casado, religioso, religiosa ou sacerdote. Toda a Igreja é missionária. O Evangelho precisa ser anunciado hoje com o mesmo empenho e fervor do início do cristianismo pois, a sociedade que só visa o consumo, a competição, a idolatria do poder e do dinheiro a todo custo precisa ser despertada para os valores evangélicos de justiça, de fraternidade, de solidariedade, de perdão e reconciliação. Estamos no Ano da Paz: Evangelizar é promover a Paz!

Que a Virgem Maria, celebrada neste mês na solenidade de sua Assunção nos proteja, abençoe e nos acompanhe em nossas visitas missionárias. A todos e todas deixo minha bênção e os votos de todo bem e toda graça.

Dom Manuel Parrado Carral

Navegação

  • Subsídios Pastorais
    • Catequeses de formação
    • Catequeses do Papa
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2018
      • 2017
      • 2016
      • 2015
      • 2014
      • 2013
      • 2012
      • 2011
      • 2010
  • Caminhada da Ressurreição
  • Jornada Mundial da Juventude
    • 2013
    • 2012
    • 2011
  • Mensagem do Bispo
    • Arquivo 2022
    • Arquivo 2021
    • Arquivo 2020
    • Arquivo 2019
    • Arquivo 2018
    • Arquivo 2017
    • Arquivo 2016
    • Arquivo 2015
    • Arquivo 2014
    • Arquivo 2013
    • Arquivo 2012
    • Arquivo 2011
    • Arquivo 2010
  • Arquivo de notícias
    • 2024
    • 2023
    • 2022
    • 2021
    • 2020
    • 2019
    • 2018
    • 2017
    • 2016
    • 2015
    • 2014
    • 2013
    • 2012
    • 2011
    • 2010
  • Arquivos Catequeses do Papa
    • 2024
    • 2023
    • 2022
    • 2021
    • 2020
    • 2019
    • 2018
    • 2017
    • 2016
    • 2015
    • 2014
    • 2013
    • 2012
    • 2011
    • 2010
  • Arquivos Voz Diocesana
  • Santuários
  • Instituto de Teologia
  • Congregações
    • Masculinas
    • Femininas
  • Escolas Católicas
  • Acervo Fotográfico
  • Biblia Sagrada CNBB
    • Antigo Testamento
    • Novo Testamento
Diocese São Miguel

Basílica da Penha

  • Primórdios Históricos
  • Criação da Paróquia
  • Santuário Nossa Senhora
  • Jubileu de Prata
  • Devocionário de N. S. da Penha
  • Programação da Basílica

Listas e acervos

  • Arquivo de notícias
  • Arquivos Voz Diocesana
  • Acervo Fotográfico
  • Santuários 
  • Escolas Católicas

Biblia Sagrada CNBB

  • Antigo Testamento
  • Novo Testamento

Congregações

  • Masculinas
  • Femininas

Copyright © 2025 – Diocese São Miguel Paulista. Todos os direitos reservados.
Praça Pe. Aleixo Monteiro Mafra, 11 – fundos - CEP. 08011-010 – São Miguel Paulista – SP
Acompanhe-nos: Instagram  |  Facebook