Diocese de São Miguel Paulista Diocese de São Miguel Paulista
  • Diocese
    • Histórico
    • Informações Gerais
    • Governo Diocesano
  • Paróquias
    • Lista de Paróquias
    • Região Episcopal
    • Data de Criação
  • Nossos bispos
  • Jornal Voz Diocesana
  • Notícias

Catequese do Papa

Diocese de São Miguel Paulista Diocese de São Miguel Paulista
  • Diocese
    • Histórico
    • Informações Gerais
    • Governo Diocesano
  • Paróquias
    • Lista de Paróquias
    • Região Episcopal
    • Data de Criação
  • Nossos bispos
  • Jornal Voz Diocesana
  • Notícias
  1. Você está aqui:  
  2. Página Principal
  3. Arquivo de notícias
  4. 2023
  5. Com diversas homenagens e palavras de reconhecimento, Dom Fernando Legal é sepultado

2023

Com diversas homenagens e palavras de reconhecimento, Dom Fernando Legal é sepultado

SEPULTAMENTO.DOMFERNANDO

Na madrugada do dia 22 de agosto, memória litúrgica de Nossa Senhora Rainha, nosso bispo emérito, Dom Fernando Legal, SDB, partiu para a Casa do Pai, depois de 60 dias de bastante luta e dificuldades, enfrentados, porém, com bastante oração e serenidade. Dom Fernando faleceu com 91 anos de idade e 63 de vida presbiteral. Para despedirmo-nos dele, como igreja particular, o corpo permaneceu para visitação desde às 11h do próprio dia 22, quando foram celebradas duas missas: uma às 15h, presidida pelo nosso bispo diocesano, Dom Algacir Munhak, CS; e outra às 19h30, presidida pelo Pe. Joemil Guilherme que, durante todo o período de enfermidade de Dom Fernando, acompanhou-o com bastante solicitude. Ambas as celebrações, além de repleta participação de fiéis presencialmente e on-line, contou com a concelebração de diversos padres, alguns da própria Diocese e outros tantos de fora, inclusive da família salesiana, a qual Dom Fernando fazia parte.

A última missa, seguida do sepultamento, aconteceu no dia 23, às 9h, na Catedral de São Miguel Arcanjo, presidida pelo arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Cardeal Scherer, concelebrada pelo nosso bispo diocesano, Dom Algacir Munhak, CS e pelo nosso bispo emérito, Dom Manuel Parrado Carral, além de outros tantos bispos das dioceses vizinhas e de outras localidades. O clero também esteve presente em peso, fosse porque Dom Fernando ordenou boa parte dos padres da diocese; fosse porque, aos mais jovens, Dom Fernando havia celebrado o sacramento da confirmação. Acolhendo a todos no início da celebração, Dom Algacir disse: Que seja um momento, de fato, de ação de graças, como é toda Eucaristia, mas seja, acima de tudo, o momento de elevar a Deus a nossa oração para que Dom Fernando seja acolhido no Reino de Deus. Os familiares de Dom Fernando também estiveram presentes e foram acolhidos, no início, por Dom Algacir. Ao fazer uso da palavra, Dom Odilo disse: Sim, a Eucaristia é sempre ação de graças; hoje, sobretudo, ação de graças pela vida de Dom Fernando. Estamos aqui para lembrar a vida dele no altar de Deus, e para nos solidarizarmos com a Diocese de São Miguel Paulista.

A homilia da missa foi proferida pelo nosso bispo diocesano, Dom Algacir, durante a qual foi ressaltado que o pastoreio de Dom Fernando não se estendeu apenas ao âmbito da fé, mas também ao sócio-transformador. De fato, em Dom Fernando, sua missão não passou só pela dimensão religiosa, mas suas ações de fé sempre encontraram um caminho de construção do bem comum, através de diferentes projetos de apoio às questões sociais, educacionais, de saúde e de moradia em nossa Diocese, disse. Em seguida, Dom Algacir aproveitou-se da ocasião para fazer um agradecimento às diferentes instâncias de governo - municipal, estadual e federal - por todos os laços sociais construídos com as diferentes paróquias de nossa igreja particular. Obrigado, Dom Fernando, por deixar essa estrada pavimentada, e que seu exemplo nos ajude a expandir ainda mais este horizonte de fé e o compromisso com as pessoas em necessidade.

Ao término da missa, Dom Fernando recebeu diversas homenagens póstumas, com palavras de gratidão de autoridades civis e religiosas. A seguir, procedeu-se o sepultamento, na própria Catedral, onde haviam numerosas coroas de flores e homenagens ao prelado que, em vida, semeou amor e serenidade. Que o seu lema das visitas pastorais permaneça vivo em nosso coração: Conhecer para amar, amar para servir, servir a Jesus Cristo presente no irmão!; e, que de junto da Mãe de Deus - com a Mãe de Jesus - Ele interceda por nós e pela nossa Diocese, a qual serviu por 19 anos.

Clicando aqui, você acompanha a transmissão, na íntegra, da última missa de corpo presente e do sepultamento de Dom Fernando.

Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno e a luz perpétua o ilumine!

BREVE BIOGRAFIA DE DOM FERNANDO LEGAL, SDB

DOM.FERNANDO

Imagem: O São Paulo

Dom Fernando Legal nasceu na capital paulista, no bairro da Barra Funda, em 17 de dezembro de 1931. Era o mais velho de oito filhos que teve o casal João Legal e Benedita de Moraes Legal. Ainda criança, passou a frequentar a Paróquia Santa Terezinha, em Santana. Ali, conheceu os padres salesianos e teve o despertar para a vocação sacerdotal. Em 1945, foi encaminhado pelos padres salesianos para Lorena (SP), onde estudou por três anos. Fez o noviciado na cidade de Pindamonhangaba (SP) e cursou Teologia em São Paulo, no Instituto Pio XI, sendo ordenado sacerdote no dia 8 de dezembro de 1959.

Entre 1961 a 1965, estudou em Roma, onde redigiu a sua tese sobre “A obediência nos últimos 50 anos de Teologia”. Regressou ao Brasil em 1965 sendo professor de Teologia, reitor do Seminário, coordenador de Pastoral dos salesianos, na província do Sul, e provincial.

Foi nomeado bispo de Itapeva (SP) por São João Paulo II, tendo recebido a ordenação episcopal em 31 de maio de 1980. Escolheu como lema “Cum Matre Jesu” (Com a Mãe de Jesus). Permaneceu naquela diocese por cinco anos. Depois, foi nomeado bispo de Limeira, durante quatro anos, até a sua posse em São Miguel, em 1989. Foi presidente do Regional Sul 1 da CNBB (1991-1998); Membro da Representativa do Regional Sul 1 da CNBB (1991-1998). No dia 9 de janeiro de 2008, teve sua renúncia aceita pelo Papa Bento XVI, por completar 75 anos de idade. Em sua emeritude, enquanto pode, nunca se permitiu vencer pelo cansaço: celebrava diversas missas pelas paróquias da Diocese e também fora, com um verdadeiro espírito missionário.

Navegação

  • Subsídios Pastorais
    • Catequeses de formação
    • Catequeses do Papa
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2018
      • 2017
      • 2016
      • 2015
      • 2014
      • 2013
      • 2012
      • 2011
      • 2010
  • Caminhada da Ressurreição
  • Jornada Mundial da Juventude
    • 2013
    • 2012
    • 2011
  • Mensagem do Bispo
    • Arquivo 2022
    • Arquivo 2021
    • Arquivo 2020
    • Arquivo 2019
    • Arquivo 2018
    • Arquivo 2017
    • Arquivo 2016
    • Arquivo 2015
    • Arquivo 2014
    • Arquivo 2013
    • Arquivo 2012
    • Arquivo 2011
    • Arquivo 2010
  • Arquivo de notícias
    • 2024
    • 2023
    • 2022
    • 2021
    • 2020
    • 2019
    • 2018
    • 2017
    • 2016
    • 2015
    • 2014
    • 2013
    • 2012
    • 2011
    • 2010
  • Arquivos Catequeses do Papa
    • 2024
    • 2023
    • 2022
    • 2021
    • 2020
    • 2019
    • 2018
    • 2017
    • 2016
    • 2015
    • 2014
    • 2013
    • 2012
    • 2011
    • 2010
  • Arquivos Voz Diocesana
  • Santuários
  • Instituto de Teologia
  • Congregações
    • Masculinas
    • Femininas
  • Escolas Católicas
  • Acervo Fotográfico
  • Biblia Sagrada CNBB
    • Antigo Testamento
    • Novo Testamento
Diocese São Miguel

Basílica da Penha

  • Primórdios Históricos
  • Criação da Paróquia
  • Santuário Nossa Senhora
  • Jubileu de Prata
  • Devocionário de N. S. da Penha
  • Programação da Basílica

Listas e acervos

  • Arquivo de notícias
  • Arquivos Voz Diocesana
  • Acervo Fotográfico
  • Santuários 
  • Escolas Católicas

Biblia Sagrada CNBB

  • Antigo Testamento
  • Novo Testamento

Congregações

  • Masculinas
  • Femininas

Copyright © 2025 – Diocese São Miguel Paulista. Todos os direitos reservados.
Praça Pe. Aleixo Monteiro Mafra, 11 – fundos - CEP. 08011-010 – São Miguel Paulista – SP
Acompanhe-nos: Instagram  |  Facebook