Nota de pesar da Diocese de São Miguel Paulista, pelo falecimento do Papa Emérito Bento XVI
Como administrador apostólico da Diocese da São Miguel Paulista, venho expressar em meu nome e em nome da igreja particular de São Miguel Paulista nossos sentimentos pela morte do papa emérito, Bento XVI.
Louvamos e agradecemos a Deus o dom de sua preciosa vida, toda dedicada a serviço da Igreja. Foi um verdadeiro servo de Deus, a quem sempre serviu nos seus 95 anos de vida. Assim ele se definiu no dia de sua eleição: como um simples trabalhador da vinha do Senhor.
Em toda sua trajetória, como perito no Concílio Vaticano II, como prefeito do Dicastério da Congregação para a Doutrina da Fé durante o pontificado de João Paulo II, deu testemunho de profundo amor a Jesus Cristo e a sua igreja.
Seu pontificado foi marcado por muitas tribulações e incompreensões, as quais enfrentou com serena humildade. Foi um verdadeiro profeta anunciando a essência do cristianismo: Jesus Cristo, a quem todo cristão deve procurar configurar-se.
Conhecedor da realidade da Igreja, sentindo a fragilidade de sua saúde que o impedia de cumprir sua missão, tomou a corajosa decisão de renunciar ao papado, lição de humildade e desprendimento.
Seu exemplo de silêncio e vida, e oração pela Igreja, no período de sua emeritude, deve nortear a vida de todos nós.
Ao papa emérito Bento XVI, prestamos nossa filial homenagem e oferecemos nossas orações: "Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno e brilhe para ele vossa eterna luz".
Dom Manuel Parrado Carral
Administrador Apostólico da Diocese de São Miguel Paulista