Nossa diocese marcou participação através do nosso bispo diocesano, Dom Manuel Parrado Carral, e do Pe. Ademir José de Souza, Coordenador Diocesano de Pastoral.

ASSEMBLEIA.ITAICI
Imagem: Pe. Ademir José de Souza

De 7 a 9 de junho de 2022, realizou-se no Mosteiro de Itaici, em Idaiatuba (SP), a 84ª Assembleia Regional dos Bispos do Estado de São Paulo, tendo como tema central os 15 anos da V Conferência do Episcopado Latino-americano e do Caribe, realizada em Aparecida (SP) no ano de 2007.

Faz parte da programação dessa Assembleia a partilha de algumas Comissões Pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), destacando-se: Comissão para Animação Bíblica da Pastoral, tendo como bispo referencial D. Milton Kenan Júnior, bispo diocesano de Barretos (SP); e a Comissão para o Ensino Religioso, tendo como bispo referencial D. Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar de São Paulo (SP). Foi um momento também para convivência e partilha de outros e comunicados de interesses pastorais das Dioceses que compõem o Regional.

“O tema central é muito importante para a vida pastoral de nossas Arquidioceses e Dioceses. As atividades foram todas pensadas nas perspectivas futuras de aplicação junto ao povo de Deus”, afirmou o presidente do Regional, Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo diocesano de Mogi das Cruzes (SP).

Sobre a conclusão dos trabalhos, Dom Pedro já antecipou a expectativa de continuidade do encontro episcopal do Estado de São Paulo com representantes dos fiéis que ocorrerá em Aparecida (SP), entre os dias 14 e 16 de outubro. “Saímos daqui com mais entusiasmo para ampliarmos a reflexão na Assembleia das Igrejas Particulares com a presença de nossos leigos e leigas: é assim que a Igreja no Estado de São Paulo vai caminhando e realizando a sua missão de levar Jesus Cristo para todos!”, finalizou.