dom manuel

Caros Padres, Diáconos, Religiosos e Religiosas, Seminaristas e povo de nossas comunidades,
saúde e paz!

"A vida dos justos está nas mãos de Deus; nenhum tormento os atingirá" (Sb 3,1)

É com pesar que comunico o falecimento do meu irmão no episcopado, Dom José Maria Libório Camino Saracho, bispo emérito da Diocese de Presidente Prudente. Dom José havia sido internado no Hospital Santa Maggiore para realizar uma cirurgia na vesícula. Depois de dias internado, nesta tarde, do dia 30 de agosto, foi chamado pelo Senhor para a eternidade.

Dom José nasceu no dia 13 de novembro de 1931 em Santurce – Viscaya – País Basco. Foi ordenado presbítero em 6 de julho de 1958 e, em 1967, veio para o Brasil como missionário fidei donum. Em fevereiro de 1968, foi nomeado pároco da Paróquia de São Benedito, em Guaianases. Em nossa Diocese, também foi pároco da Catedral de São Miguel Arcanjo e Vigário Geral. No dia 16 de julho de 1999, o então Papa João Paulo II o nomeou bispo titular de Urusi e auxiliar da Diocese de São Miguel Paulista. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 29 de setembro daquele ano, em nossa Catedral Diocesana. Seu lema de ordenação episcopal é “chamado para anunciar o Evangelho de Deus” (Rm 1,1). No dia 20 de fevereiro de 2002, foi nomeado como bispo da Diocese de Presidente Prudente, onde tomou posse no dia 7 de abril do mesmo ano, e permaneceu até 17 de agosto de 2008, quando se tornou emérito. Algum tempo depois, decidiu regressar a nossa Diocese, onde permaneceu cuidando da Comunidade de São José Operário, no setor Cidade Líder, na qual, apesar já da idade avançada, celebrava a Eucaristia e fazia o que podia pelo povo.

Expresso a minha solidariedade profunda a Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano de Presidente Prudente, assim como ao clero, aos religiosos e religiosas e a todo o povo de Deus da referida igreja particular. De modo especial, manifesto minha proximidade ao povo da Comunidade de São José, à qual Dom José Maria dedicou os últimos anos de sua vida.

Sem dúvidas, agora fica para nós o brilhante e magnânimo testemunho de Dom José Maria que, certamente, tão logo fechou os olhos para este mundo, abriu-os no paraíso e ouviu do Senhor: Muito bem, servo bom e fiel! Venha e participe da alegria! (cf. Mt 25,23).

Fraternalmente, em Cristo Jesus,

Dom Manuel Parrado Carral
Bispo Diocesano de São Miguel Paulista
(acesse aqui o comunicado oficial, assinado pelo bispo diocesano)