jesus maria

De tal modo Deus nos amou que nos deu seu Filho. O Verbo eterno de Deus, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, se fez um de nós nascendo da Virgem Maria, pela ação do Espírito Santo. Ao celebrarmos o mistério do Natal nossa atenção se volta para o menino Jesus no presépio, o Emanuel, o Deus-conosco, que é sinal do amor, da fraternidade e da solidariedade de Deus para com seus filhos e filhas. 

Contemplemos o presépio: nele o Menino Jesus, de braços abertos, está a nos dizer: “Estou aqui porque te amo”. Por isso, o Natal tem essa característica de mostrar pela nossa alegria o quanto somos felizes em celebrar a festa do amor de Deus para conosco. Somos convidados a reunir a família, a perdoar desavenças, a purificar o coração para acolher o Deus-menino e para realizar na família e na comunidade uma convivência de irmãos.

Neste ano em que comemoramos os 30 anos de criação de nossa Diocese de São Miguel Paulista, celebrarmos o Mês Missionário Extraordinário com o tema “Batizados e Enviados” e o Sínodo dos Bispos para a Pan-Amazônia somos convocados a testemunhar o amor de Jesus Cristo através de atitudes de solidariedade e fraternidade em nossos diversos ambientes. É preciso rechaçar toda atitude extremista e todo preconceito contra pessoas, povos e culturas que se disseminam nas redes sociais.

Ouçamos o que Jesus nos diz: “amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”. Nisto é que o mundo vai reconhecer que somos cristãos e que seguimos a Jesus Cristo. Peçamos a Maria Santíssima e a São José que nos ajudem a viver com alegria, em companhia de Jesus, este Natal, FESTA DO AMOR DE DEUS.

Feliz e Santo Natal para todos é o nosso desejo mais sincero. Que o ano novo seja repleto de Paz, de Solidariedade e de Reconciliação na nossa vida, na vida da comunidade, de nossa cidade, de nosso País e de todo mundo. Feliz 2020.

Dom Manuel Parrado Carral
Bispo Diocesano de São Miguel Paulista