No último sábado, dia 21 de fevereiro, com a presença dos Bispos, os Coordenadores Diocesanos de Pastoral, assessores e coordenadores das pastorais organizadas na Sub Região do SP2 da CNBB, formada pelas Dioceses de Campo Limpo, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santos, Santo André, Santo Amaro e São Miguel Paulista, estiveram reunidos mais de 200 participantes na Cúria Diocesana de Santo Amaro no 20º Encontro Ampliado das Pastorais.

2015-03 SP2 1

Após a oração da Hora Média, o presidente do Sub Regional, Dom Manuel Parrado Carral, passou a palavra ao anfitrião, Dom Fernando Figueiredo, que deu as boas-vindas a todos. A seguir o presidente retomou a palavra, apresentou e acolheu os Bispos que pela primeira vez participavam deste encontro: Dom Edmilson Amador Caetano, Bispo Diocesano de Grarulhos, Dom João Bosco de Sousa, OFM, Bispo Diocesano de Osasco, Dom Tarcísio Scaramussa, SDB, Bispo Coadjutor de Santos, Dom José Negri, PIME, Bispo Coadjutor de Santo Amaro.

2015-03 SP2 2

O tema do encontro “Desafios da Nova Evangelização à luz da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium” foi desenvolvido pelo assessor Cardeal Dom Cláudio Hummes, que a todos contagiou com sua alegria, seu testemunho de amor e fidelidade à Igreja. No final da exposição e respostas às perguntas dos participantes, atendendo pedido, partilhou com a assembleia sua experiência como Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia e a todos deixou o testemunho de como a missionariedade, o entregar a vida pela construção do Reino rejuvenesce. Sentimos o coração de um jovem de 80 anos falando da alegria de gastar a vida, de arregaçar as mangas e suar a camisa nas caminhadas missionárias pelos rios e terras da Amazônia.