Tema: “A Vocação e a Missão da Família na
Igreja e no mundo contemporâneo”

O Cardeal Dom Raimundo Damasceno de Assis, Presidente da CNBB, em carta, de 30 de janeiro do corrente ano, dirigida aos Bispos do Brasil assim se expressou: “Ficaria muito grato se o senhor promovesse uma consulta ampla com o Povo de Deus de sua Diocese para o bom êxito do processo sinodal que se concluirá com a segunda e última etapa do Sínodo sobre a Família em outubro próximo”.

Atendendo o pedido de Dom Raimundo Damasceno que é uma extensão do desejo do Papa Francisco que “pede o nosso empenho para que haja o máximo de respostas ao questionário preparatório do Sínodo Ordinário dos Bispos sobre a Família marcado para outubro”.

Dirijo-me aos Senhores Padres, aos Diáconos Permanentes, aos Religiosos e Religiosas, aos Coordenadores das Pastorais e Movimentos pedindo que procurem os melhores meios de envolver as comunidades paroquiais, os conselhos pastorais paroquiais, as equipes de cursos de preparação para o Matrimônio, os movimentos do Cursilho, Encontro de Casais com Cristo, a Pastoral Familiar e todas as associações e serviços eclesiais presentes em nossas paróquias ou instituições religiosas, no estudo e reflexão do documento em anexo para responderem o questionário que é apresentado.

Devido a premência do tempo: 1. decidi usar a internet como meio mais eficaz e seguro de chegar a todos os diocesanos o pedido do Santo Padre; 2. recomendo que, uma vez respondido, o questionário seja remetido diretamente para a CNBB até o dia 15 de março, pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . Unidos em oração pelas famílias, peço a todos um empenho missionário nesta missão evangelizadora e envio a todos minha especial bênção como penhor das graças de Deus.

Clique aqui para ter acesso ao questionário em PDF

Dom Manuel Parrado Carral
Bispo Diocesano de São Miguel Paulista