nsaparecidaMaio é um mês especial para os fiéis cristãos. A devoção mariana consagra esse mês a Maria, Mãe de Deus e nossa mãe, modelo e protetora de todas as mães. No Brasil, o segundo domingo do mês de maio é dedicado às mães. Aquela que gerou e nos trouxe à vida, aquela que devemos amar e respeitar todos os dias, recebe homenagem especial: É o Dia das Mães.

As mães têm um papel importantíssimo no projeto de Deus. Nossa salvação passa pelo generoso SIM de Maria, Mãe de Jesus, o Filho de Deus que se fez homem para nos salvar.

O Papa Paulo VI, no encerramento do Concílio Vaticano II, no dia 08 de dezembro de 1963, na mensagem dirigida às mulheres dizia: mães, primeiras educadoras do gênero humano no segredo dos lares, transmiti a vossos filhos e filhas as tradições de vossos pais, ao mesmo tempo que os preparais para o insondável futuro. Lembrai-vos sempre de que uma mãe pertence, em seus filhos, a esse futuro que ela talvez não chegará a ver.

O Papa João Paulo II em sua carta às mulheres, em 29 de junho de 1995, lembra: o obrigado ao Senhor pelo seu designo sobre a vocação e a missão da mulher no mundo, torna-se, também, um concreto e direto obrigado às mulheres, a cada mulher, por aquilo que ela representa na vida da humanidade.

O Papa continua dizendo na sua carta às mulheres: Obrigado a ti, mulher-mãe, que te fazes ventre do ser humano na alegria e no sofrimento de uma experiência única, que te torna o sorriso de Deus pela criatura que é dada à luz, que te faz guia dos seus primeiros passos, amparo do seu crescimento, ponto de referência por todo o caminho da vida.

Como bispo dessa porção do povo de Deus que está na Diocese de São Miguel Paulista, saúdo todas as mães transmitindo a elas votos de muita paz e saúde. Que a graça de Deus seja derramada sobre as queridas mães de toda essa região do extremo leste da cidade de São Paulo.

Estou em Brasília participando da 48ª Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e celebrarei a eucaristia deste dia tão especial nas intenções de todas as mães de nossa Diocese.

Dom Manuel Parrado Carral
Bispo Diocesano de São Miguel Paulista