No dia 10 de julho Dom Manuel iniciou a Visita Pastoral na Diocese. O primeiro Setor Pastoral a receber a visita, durante os meses de julho e agosto, será o Setor Pastoral Cidade Tiradentes.

hosp ct1

DSC01122A Visita Pastoral teve início com uma assembléia, no auditório do Hospital Santa Marcelina da Cidade Tiradentes, onde estavam representadas as quatro paróquias do Setor: Paróquia do Senhor Santo Cristo, Paróquia de São José, Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e Paróquia de Santa Verônica Giuliani. O encerramento da Visita Pastoral será no dia 28 de Agosto, sábado, às 16h00, com celebração eucarística a ser presidida pelo Bispo Diocesano na Igreja matriz da Paróquia do Senhor Santo Cristo.

A Visita Pastoral assume um grande significado quando olhada à luz da fé dentro de uma comunidade cristã católica. O sentido fundamental da Visita Pastoral é lembrar que o próprio Deus caminha com seu Povo e suscita entre o povo, pessoas que representam sua presença e devem levar em sua mensagem o anúncio da vontade de Deus.

Assim a Visita Pastoral quer lembrar que a fé nos reúne na família de Deus-Pai, que o Espírito Santo nos enche de esperança, e que Jesus Cristo é a força que nos impulsiona para a vida e nos anima a continuar nossa caminhada.

Outro objetivo da Visita Pastoral é mostrar ao Bispo, como autoridade legítima da Igreja, que a Paróquia está caminhando de acordo com as exigências evangélicas, pastorais e administrativas e mesmo canônicas da nossa Igreja.

DSC01116

Na verdade essa observância serve para nos dar a segurança de que estamos mantendo a unidade, construindo a comunhão e desenvolvendo os serviços e ministérios que buscam construir o Reino de Deus. Por outro lado, reafirma como testemunho a nossa convicção nos três princípios fundamentais de autoridade na nossa Igreja, ou seja, a Bíblia, a Tradição e o Magistério.

DSC01120

1. Maria Santíssima, com o título de Nossa Senhora da Penha, nos inspire a enfrentar com coragem os desafios, a suportar os sofrimentos e, principalmente, a atender as pessoas na comunidade e fora dela com a mesma presteza que ela sempre teve para com todos.